segunda-feira, 8 de junho de 2009

Especial CLAMP

Decidi fazer um especial do CLAMP. Por quê? Bom, talvez por que o CLAMP seja muito parecida comigo, ela é eclética, faz shoujo, shounen, shounen-ai... Um outro motivo é que o meu mangá favorito é do CLAMP, Tokyo Babylon. Por essas e por outras, decidi fazer o especial.


Então é isso...

Primeiro, vamos falar do CLAMP.
O CLAMP é um estúdio formado por quatro mangakás. Ainda no Ensino Médio elas e outras amigas formaram o grupo, mas as outras mangakás foram saindo aos poucos e restaram apenas Nanase (Ageha) Okawa, Mokona Apapa, Mick (Tsubaki) Nekoi e Satsuki Igarashi.

O CLAMP conta com um número muito extenso de mangás. No principio, as meninas do CLAMP faziam apenas doujinshis, mas em 1989 elas lançaram seu primeiro mangá oficial: RG Veda. Daí para frente foram sucessos atrás de sucessos. O CLAMP também colaborou com outros estúdios para lançar mangás belíssimos.

Code Geass é um desses casos. Não dá para dizer que tudo o que o CLAMP faz vira ouro, ao menos não para os não-fãs. Alguns mangás foram cancelados, outros não fizeram tanto sucesso como os lendários X e Card Captor Sakura, mas o CLAMP é o CLAMP. Só conhecendo seus trabalhos para entender.

(Fontes: PlanetaCLAMP)

Para começar, vou falar de RG VEDA, o primeiro trabalho oficial do CLAMP.


Em seu primeiro mangá, o CLAMP utilizou a mitologia indiana para criar uma das histórias mais marcantes do grupo.

Há muito tempo, quando os homens ainda não estavam no poder, o mundo existia em paz regido pelo Imperador do Céu. O imperador do Céu ainda contava com fortes reis guerreiros que ajudavam a proteger o mundo e assim prosperava a harmonia. No entanto, Tishaku-Tem, um general a serviço do imperador, traiu o seu senhor e apossou-se do trono. Taishaku-Tem massacrou todos que se opuseram a ele, inclusive o valente Deus da Guerra Ashura-ou, com a ajuda de sua esposa. Ashura-ou foi morto, seu clã foi massacrado e o filho que sua infiel esposa carregava em seu ventre foi selado numa floresta sombria. O mundo conheceu o caos.


Porém, trezentos anos se passaram e a profecia estava prestes a se realizar...


Seis estrelas vagam e caem...

Vós achareis uma criança e a nutre o ego.

Ela será a chave do vosso destino.

Seis estrelas devem unidas...

Há um que deve descer para a casa da escuridão,

um que governará a órbita

A chama da Lotus, através de vós, finalmente queimará todo o mal.

Seis estrelas serão opostas por tudo,

Mas não dominadas por ninguém.


O mais forte dos guerreiros sob as ordens de Taishaku-Tem, Yasha-ou, escuta a profecia e decide encontrar a criança. Foi dito a ele que a criança selará seu destino, ela o matará, mas sem se importar com isso, Yasha desperta o bebê que dormira por trezentos anos. Por não matar a criança, Yasha-ou é considerado um traidor e seu clã é dizimado. Cheio de ódio, Yasha-ou decide ajudar a criança a encontrar as seis estrelas e a derrubar Taishaku-Tem do trono, sem saber que ele próprio é uma das estrelas. Assim começa a jornada do pequeno Ashura, que mesmo tendo trezentos anos, tem o tamanho e a mentalidade de uma criança.


Cara, Ashura é homem!!!


Uma coisa interessante sobre RG Veda é que nos OVAs Ashura é uma menina. Isso mesmo. Quem assistiu os OVAs antes de ler o mangá (como eu) levou um baita susto ao descobrir que Ashura é homem. Isso por que o Deus da Guerra, retratado no mangá, tem o designer mais uke de todos os trabalhos do CLAMP. Saca só as imagens...




Depois falarei mais sobre esse mangá e sobre os outros. Para quem já quiser ir adiantando e baixando o mangá, o Ashura Clan Scanlator está traduzindo. O trabalho do pessoal é de excelente qualidade, coisa de fã mesmo. Estou postando os links dos 6 primeiros volumes, mas aconselho vocês a conhecerem o Ashura clã, pois lá tem outros trabalhos da CLAMP, e mais... O crédito é todo deles, nê?

Eis os links:

Volume 1
Volume 2
Volume 3
Volume 4
Volume 5
Volume 6