domingo, 24 de agosto de 2008

A garota revolucionária

(Ácima Utena e Anthy)
“Era uma vez, há muito tempo atrás... Havia uma princesinha e ela estava muito triste por que seu pai e sua mãe faleceram. Diante da princesa apareceu um príncipe viajante cavalgando em seu cavalo branco. Ele tinha um porte suntuoso e um sorriso gentil. O príncipe envolveu a princesa em um abraço com cheiro de rosas e gentilmente limpou as lágrimas de seus olhos. ‘Minha pequena’ ele disse ‘que suporta sozinha tamanha dor. Nunca perca esta força e nobreza, mesmo quando crescer. Presenteio você com este anel, para que lembre-se de mim quando nos encontrarmos novamente. Um dia, este anel a guiará para mim’Talvez o anel que o príncipe deu fosse um anel de casamento. E assim ele se foi, mas a impressão que deixou na princesa foi tão forte que ela jurou um dia ser como ele, um príncipe.”

Esse pequeno conto é a base de um dos shoujo mais complexos e polêmicos já feitos. Por quê? Primeiro por que Utena não é a tradicional heroína travestida de homem (ao menos no manga e na série de TV) que não tem outra escolha a não ser se vestir assim. Ela escolheu. Não é que Utena quer ser homem, ela só não aceita seguir regras sem sentido. Quando criança Utena ficou órfã e nessa ocasião conheceu um príncipe que a presenteou com um lindo anel com o símbolo de uma rosa. Desde então Utena quer ser como ele e quer ajudar as pessoas. Ela não é algo como a Princesa Safira de “A princesa e o cavaleiro”(Quem não conhece, por favor, me perdoe), ela só quer estar em condições de fazer algo quando for preciso sem ter que se esconder atrás da imagem de donzela indefesa. O sonho de Utena também é reencontrar o seu príncipe.

Existem algumas diferenças entre o manga e a série de TV (O movie e o manga do movie são um caso a parte), mas não falarei muito disso. Utena é complexo por que a história é cheia de mistérios, reviravoltas e, principalmente, insinuações, o que gera polêmica. Na verdade o que mais me chamou a atenção em Utena são justamente as tais insinuações. Nada é exatamente claro, mas meche com seu imaginário. Há insinuações de homossexualidade nas cenas de Utena e Anthy, mas, como eu já disse, só insinuações, nada que também não possa ser visto como uma forte amizade entre meninas. Algumas cenas, se não todas, de Akio e Touga também sugerem isso. Os dois são sempre vistos conversando deitados numa cama, mas de lados opostos, com as camisas entre abertas e Akio sempre leva Touga para dar uma “voltinha” em seu carrão. No caso de Jury e Shiori a coisa é mais clara. É obvio que Jury ama Shiori. Também veremos coisas como incesto. A relação de Touga e Nanami e Miki e Kazue é quase incestuosa. Akio e sua irmã realmente têm uma relação assim, porém deixo isso para depois.
(Saionji, Nanami,Touga, Miki, Jury,Anthy e Utena)
Os personagens são realmente cativantes. Além de Utena, que dá nome a série, Touga, o presidente playboy do “Conselho Estudantil”, Jury, a presidente do Clube de Esgrima, e Nanami são extremamente carismáticos.
A história

Tenjou Utena é uma garota que arranca suspiros tanto de garotos quanto de garotas. Ela se veste com um uniforme masculino e se comporta de maneira nada convencional. Ela é inteligente, atlética e impetuosa. Só isso já daria uma boa série de manga, mas Chiho Saito vai além. A melhor amiga de Utena, Shinoara Wakaba, é “humilhada” em público por um dos alunos mais populares da Acadêmia Ohtori, Saionji Kyouichi, e a garota/príncipe vai tirar satisfação com ele. Ela já o havia visto antes maltratando uma menina de óculos e de alguma forma ficara curiosa sobre a cena. Saionji a desafia para um duelo no bosque atrás da Academia e ela aceita. Ao chegar lá Utena descobre que o anel que ganhou do príncipe é a chave para a Arena de Duelos escondida no bosque. Ao duelar com Saionji Utena é possuída por um estranho poder_ na forma de um principe que desce do céu_ e ganha o duelo juntamente com Himemya Anthy, a “Noiva da Rosa”, que é justamente a garota que estava sendo maltratada pelo garoto. Utena fica sabendo que ocorrem vários duelos naquela arena e que o objetivo dos duelistas é conquistar a “Noiva da Rosa”. Saionji era o atual campeão por isso estava comprometido com ela, mas ao perder para Utena perdeu a guarda dela. Utena e Anthy passam a viver juntas e daí para frente a garota/príncipe enfrentará muitos duelos para manter a guarda da “Noiva” e assim garantir a liberdade dela. Isso por que a “Noiva da Rosa” tem que fazer tudo o que seu guardião mandar, gostando ou não. O “Conselho Estudantil”é formado por Kyriu Touga, Saionji Kyouichi, Arisugawa Jury, Kaoru Miki e, mais para frente, Kyriu Nanami e Tsuchiya Ruka, que na verdade são duelistas que sonham com o poder de revolucionar o mundo. Para isso eles precisam derrotar Tenjou Utena para se apossarem da “Noiva”. Eles receberam um anel do "Fim do Mundo" e graças a essa jóia eles podem duelar e ambicionar um mundo melhor.
Quando eu falo de mistérios, falo principalmente sobre “O Fim do Mundo”. Os membros do Conselho Estudantil recebem cartas do Fim do Mundo e por isso duelam. No inicio não se sabe ao certo o que seria esse tal de Fim do Mundo, mas pouco a pouco as coisas vão sendo reveladas. Os duelistas da Rosa negra proporcionam um dos momentos mais significativos da série e ajudam a aumentar o clima de suspense. Outro mistério é o príncipe de Utena. Quem é ele? No principio Utena pensa que Touga é seu príncipe, porém à medida que o garoto vai aprontando e Akio vai se aproximando a imagem que ela tem de príncipe vai mudando.
(Chuchu_o ratinho mascote_Anthy, Utena e Wakaba)

Os Personagens


Um espetáculo a parte. Não irei falar de Utena nem de Anthy.

Kyriu Touga - Meu favorito. Ele é um canalha, sem a menor sombra de duvidas. No principio ele simplesmente manipula a todos, inclusive sua irmã mais nova, Nanami, e seu único amigo, Saionji. Até Utena cai na lábia dele. Com tudo, ele
começa a gostar de Utena e a se importar muito com ela. Apesar dele ser um safado (Já pegou quase todas as garotas da academia) e de suas muitas pilantragens, ele realmente tenta salvar Utena do fim que a aguarda. (Mesmo achando o filme uma porcaria, vi que o Touga realmenrte está incrivel nele. No principio ele só me irrita_só fica se esfregando na vilã do filme:Shiory_, mas após as cenas que mostram seu passado dificil e o momento da descoberta do motivo que fizeram ele abandonar Utena, achei tudo lindo. No fim, Utena admite que Touga realmente foi seu principe.)

Saionji Kyouichi – O mais engraçado do Conselho Estudantil. Ele realmente é obcecado por Anthy (eu chamo de obsessão, embora alguns teimem em dizer que é paixão). Essa é a única explicação para seu comportamento doentio. Ele e Touga são amigos de infância, ainda que agora ele não considere o playboy como amigo. Uma de suas caracteristicas é o fato de não acreditar na amizade verdadeira. Saionji e Touga têm uma participação no passado de Utena e isso é o que torna os três o que são hoje, de certa forma, é claro... Saionji tem um epsódio lindo com Wakaba e eu até cheguei a pensar que ele tomaria jeito, mas foi só um epsódio. Depois ele já estava todo arrogante de novo. Legal foi o fato dele e Touga terem reatado a amizade verdadeira que tinham quando eram crianças. (No filme, ele é só imbecil mesmo...)
(Anthy, o principe e Utena)


Arisugawa Jury – Ela é uma garota bonita e popular que por causa de uma traição no passado não acredita mais em milagres. Uma das personagens mais complexas. Seus sentimentos são um mistério guardado pelo medalhão que ela sempre usa. Em seu primeiro combate contra
Utena, Jury demonstrou ser bem superior a adversária. Mesmo Utena tendo sido possuida pelo poder do princípe adormecido, se não fosse por um milagre, ou simplesmente sorte, não teria derrotado a Presidente do Clube de Esgrima. Após essa luta, Jury fica mais aberta, mas ainda não se pode dizer que voltou a acreditar em milagres. Ainda há muitas coisas para aconterem com ela, muitos sofrimentos, antes que ela possa, enfim, voltar a ter fé nas pessoas. (No filme, ela é só uma idiota que se deixa manipular facilmente por Shiory. )

Kaoru Miki – Um jovem talento do piano que tem um relacionamento conturbado com a irmã gêmea, Kazue. Mesmo que Miki seja um cara legal ele desafia Utena para um duelo depois que se apaixona por Anthy. Seus sentimentos pela noiva estão de certa forma relacionados ao seu passado com Kazue, tornando Anthy uma substituta da mesma. O que me faz pensar que seus sentimentos não são reais, ele só está confuso, afinal, Kazue é sua irmã. (No filme, ele nem luta e aparece rapidamente. A Kazue é apenas citada.)

Kyriu Nanami – Ela é a engraçadíssima irmã de Touga que tem como passa-tempo infernizar a vida das varias namoradas e pretendentes do irmão. Ela vive cercada por três colegas que fazem tudo o que ela manda. Ela está sempre aprontando para cima dos outros, geralmente Utena e Anthy, mas acaba se dando mal. A maioria dos episódios com ela são hilários, mas alguns são realmente sérios e bem complexos. Os seus sentimentos por Touga são levados a prova na última fase do anime. E para aqueles que pensavam que ela nutria sentimentos incestuosos pelo irmão, é um balde de água fria a cena dos dois no carro de Akio. (No filme ela só aparece numa ceninha inspirada no epsódio em que ela virou uma vaca_Sim, Nanami já foi uma vaca...)

Tsuchiya Ruka – A participação dele é rápida, mas significativa. Ele está diretamente ligado a Jury e parece que seus objetivos são um tanto diferentes dos objetivos dos outros duelistas. Ele duela com Utena e é derrotado, mas não se importar muito com isso. O que ele queria mesmo era forçar Jury a duelar de novo contra Utena. Para isso ele fez todo um jogo psicológico e sentimental. Pode parecer cruel, mas a verdade é que, meio as tortas, sua atitude foi nobre. (Não aparece no filme)

Shinoara Wakaba - A fiel amiga de Utena que vive dizendo que ela é seu “verdadeiro amor”. Ela é muito divertida, mas suas participações às vezes são realmente sérias. Ela é a responsável pela volta da Utena/príncipe e também por um dos duelos mais dolorosos da heroína. Seus sentimentos por Saionji são muito fortes e por isso ela é facilmente atraida a ser uma duelista da "rosa negra". (No filme ela não fica pulando em Utena o tempo todo nem chamando-a de Utena-sama. Que pena...)

Ootori Akio – Não dá para falar muito dele sem entregar tudo o que vai acontecer na série. Mas pode-se dizer que perto dele, Touga não passa de um aprendiz. Ele é o noivo da filha do Diretor da Academia, mas age como se fosse o próprio diretor. Cheio de mistérios e altamente sedutor, ele será a prova final para a nobreza de Utena. Como já falei, ele tem cenas muito insinuantes com Touga e mantêm um relacionamento incestuoso com a irmã. Ele também parece seduzir a sogra e várias outras garotas, porém é mais discreto que Touga. Seu passado é misterioso e apesar de dizer que espera que Touga vença o duelo final contra Utena, ele meio que arranja tudo para que as estratégias de seu favorito não deem certo. (No filme ele é mais jovem e morre após descobrir que sua irmã tinha consciência de que estava sendo abusada por ele, passando a ser um tipo de aparição. Estranho...)

O mangá é diferente?

Sim. No mangá Touga não é tão canalha (O que tira um pouco o charme dele), Utena não é o fenômeno de popularidade que é já no inicio e outras coisitas. O final eu não sei, pois ainda não terminei de ler. Como o mangá está sendo públicado pela JBC o fansuber desativou o projeto (Buá!! Buá!!! Mas tudo bem, comprarei o mangá nas bancas da cidade).

E o filme?

O filme é um disparate ao meu ver. A noiva da Rosa é o oposto da tímida Anthy que vemos no mangá e na TV. E eu realmente não gostei da versão "masculinizada" de Utena. Afinal, a Utena que eu amo é os dois; príncipe e princesa, não uma garota que quer se passar por menino. E o que significa aquele chapeuzinho horrível? Já o mangá do filme... Vale muito a pena conferir. Mas não vamos desmerecer completamente o filme. Como eu disse, ele tem muitos diparates. Por exemplo: Utena se veste e age como um garoto por que no passado foi abandonada por Touga_Té parece_. Há uma cena que Utena vai ao encontro de Anthy no jardim suspenso de rosas e a interroga uanto a Touga. Ela acha que foi por causa de Anthy que Touga a abandonou. Por fim ela chora e acaba adormecendo no colo de Anthy, após desabafar que sempre via as estrelas junto de Touga. Anthy, então dá um jeito de acabar com a luz da academia e inundar de água seu jardim para que Utena possa ver as estrelas ao olhar para o alto e para baixo. A cena é linda... A despedida de Utena e Touga também é maravilhosa.

Onde Encontrar?

Até hoje só achei a série de TV em um site: Anime Forces, mas as vezes ele fica de “TPM”. Parece que no Hinata Soul também dá para achar.

O manga você encontra nas bancas. O movie eu baixei deste site: Ah! Yuri Data Center
O manga do movie você pode baixar no grupo Aino Scalation

Então é isso!

Té mais... No próximo post tentarei falar de um shonen para variar...

http://s11.br.bitefight.org/c.php?uid=32773