terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Algumas canções...


Eu sempre fui do tipo que repara bastante nas letras das canções de abertura e encerramento de animes, por isso resolvi escrever um pouquinho sobre isso.

Shoujo X shounen
Eu sempre achei que havia uma diferença enorme entre as letras de música de shoujo e shounen. Na verdade a diferença está mesmo entre shounen e shoujo. Quando você acrescenta aqueles animes que dificilmente podem ser classificados como shounen, josei, shoujo ou senen... piorou.
Por isso vou mostrar algumas letras de canções de abertura de alguns shoujo, shounen e indecifráveis só para comparar....

Kimi, Meguru, Boku
(Anime Plus: Teph)

Encontros e despedidas
Brincadeiras no vento
Nos dias de primavera
As cores pastéis também
Entram na dança.

O momento começa
Imediatamente
Eu irei
Correr para o seu lado.
Espere por mim
Apenas olhando para o mágico e brilhante momento
Destino entrelaçado em travessura
Nós estivemos sempre procurando
E agora nós conseguimos nos encontrar
Eu tenho certeza que não é mera coincidência
Eu quero que você fique do meu lado


Itazura na Kiss é um shoujo bem leve que segue a linha clássica: Ela ama um garoto que não dá bola para ela. A história se resume à colegial Aihara Kotoko que sempre nutriu um amor secreto por Irie Naoki, o estudante número um do colégio, mas quando nossa heroína resolve entregar ao seu amado uma carta se declarando, ele simplesmente recusa. Até aí, tudo bem. Só um fora, mas a casa nova de Kotoko desmorona e ela e o pai vão morar na casa de um conhecido que é, claro que não poderia ser diferente, o pai de Naoki, o garoto que desprezou Kotoko.

A história é melosinha, mas dá para encarar sem muito compromisso. Alguns episódios são bem hilários enquanto outros são um pouquinho sérios. A personagem principal é “a típica cabeça de vento”: é burra, ingênua e sonhadora. O Naoki, ao meu ver, não é nada demais. Já vi tantos personagens como ele... De qualquer forma, é bom dar uma olhada.


A canção “Kimi, Meguru, Boku” fala justamente sobre a nova situação de Kotoko e Naoki: Ela foi rejeitada, mas o destino fez uma travessura e uniu os dois sob o mesmo teto. No decorrer da história o destino fará outras travessuras para uni ainda mais os dois.



Velvet Under World
Letra extraída de: Weiss Kreuz Secret Paradise (LiLi-K Fujmiya)

As flores do mundo são como um carpete carmesim
Como um verte e atira entre o ar
Amargura e tristeza nasceram lá
Da escuridão fluem abaixo
Ah, os corações apenas mentem?
As pessoas são apenas fantoches do destino?

Somente para abraçar aqueles que amamos
E proteger aqueles pequenos e preciosos
Hoje novamente alguém bradou aquilo para fora
Sacrificando suas vidas
Para arder no meio do tempo
Com aquele beijo de instantes

Nesta cidade maculada pela cobiça
Ali há apenas o vento soprando para o céu
Todos aqueles que deixaram o amor pisado
A lágrima é abandonada na palma da minha mão
Ah, sorrisos apenas existem para dividir?
Todo mundo tem seus corações feridos

Eu quero proteger aquelas tímidas criaturas
Aqueles que se ajoelham e rezam
Eu esculpirei uma cruz em meu peito
Para acreditar em algo que é irrefreável
E no Para acreditar em algo que é irrefreável
espírito irreprimível
Agora e para sempre

As nuvens dispersam e as estrelas estão visíveis
O vento ainda parece o canto dos pássaros
O oceano brilha, o paraíso degela
A noite termina, eu sinto você


Somente para abraçar aqueles que amamos
E proteger aqueles pequenos e preciosos
Hoje novamente alguém bradou aquilo para fora
Sacrificando suas vidas
Para arder no meio do tempo
Com aquele beijo de instantes


Um, por aqueles que ama, outro por um sentido em sua vida, outro por vingança e o outro pela verdade.

Weiss Kreuz é um shounen que é freqüentemente confundido com yaoi. Em minha opinião, só confunde quem não conhece. Não tem nada de yaoi em Weiss Kreuz. A história de Weiss conta a vida de quatro assassinos de uma organização que se propõe a punir os criminosos que, geralmente, a justiça não consegue punir. Os Weisss são: Fujimiya Aya (Ram), Kudou Yohji, Hidaka Ken e Tsukiyono Omi. Mesmo o anime e o mangá (Afinal, o mangá começa com a entrada dele) dando maior destaque ao Aya, meu favorito é o yohji.


Como não poderia deixar de ser, o anime conta no decorrer dos episódios o motivo que fez cada Weiss entrar para a equipe. Aya entrou por aqueles que ama, ele quer justiça contra aquele que matou seus pais e fez sua irmã ficar em coma no hospital, Takatori,(por isso ele usa o nome da irmã, Aya, e não o seu próprio nome, Ram _ no mangá é o Yohji quem começa à chamá-lo de Aya_. ) Yohji por sua vez, usa como desculpa o pretexto de que quer conhecer mulheres atraentes, mas na verdade quer vingar sua parceira e namorada, Asuka. Ele procura, desde a perda de Asuka, um sentido para a sua vida. Ken quer vingança. Por culpa de sua grande ingenuidade, Ken se deixou ser traído pelo seu grande amigo e teve sua carreira como jogador de futebol destruída. Omi, por sua vez, mal se lembra do seu passado. O nome Tsukiyono Omi, foi dado por Kritkler. Seu passado é muito confuso. Ele só se lembra de ter sido seqüestrado e de seu pai não ter aceitado pagar o resgate.


A canção tem muito haver com o propósito dos Weiss e suas motivações.


Desse modo, eles são o Abyssinian, Aya,( o líder), Balinese, Yohji, ( o palyboy), Siberian, Ken(o atleta) e Bombay, Omi(o gênio). Juntos, eles enfrentarão os piores criminosos do submundo de Tókio e ainda a Schwars, a Schereient e seus própios fantasmas.




Mellow Head
(TNTfansub- Sayaka)
Só de você estar aqui
O mundo brilha
Uma vez...
Abandonei este amor
Por você, pelo amor de Deus.
Me acostumei a isso.
Esse corpo
Eleva ao céu entre bolhas

Espere
Baby, Baby a tensão está diminuindo, Baby
Procure por mim ...mais e mais...
Ativamente, a nossa relação continua diminuindo, Baby
Estou completamente
Louca por você



Peach Girl conta a história de uma garota que por causa de excesso de melanina na pele é freqüentemente confundida com uma kogal. No Japão, as kogals são colegiais que adoram bronzear a pele vestir roupas da moda, o problema é que para ter dinheiro para comprar essas roupinhas da moda e ter a pele sempre bronzeada, algumas acabam se prostituindo. Por essa razão, Adachi Momo é vista como uma garota fácil por quase todos no Colégio onde estuda. Sua única amiga é Sae. Mas, na verdade, Sae não passa de uma garota invejosa que quer roubar tudo o que Momo tem, principalmente o garoto que ela gosta.


Momo é apaixonada por Toji, seu colega de Ginásio, mas ouviu de uma amiga que o garoto detesta garotas com pele escura e que só namoraria uma menina se ela tivesse a pele mais clara que a dele. Por essa razão, Momo, que era uma estrela da natação no Ginásio, desistiu de nadar e se tornou uma consumidora impulsiva de protetores solar. Ela não se julga capaz de conquistar o garoto que ama por que sua pele ainda é muito escura


Ao perceber o caráter de Sae, Momo, ao ser interrogada sobre quem ela gostava, responde que seu amor é Okayasu Kairi, um rapaz muito bonito e popular. Imediatamente, Sae começa a dar em cima de Kairi, mas leva um grande fora. No decorrer da história Sae descobre que Momo gosta de Toji, e consegue fazer o garoto pensar que Momo não passa de uma garota ciumenta e safada ao ponto de ficar com dois garotos ao mesmo tempo. Kairi também irá se apaixonar por Momo, mas ao contrario da invejosa Sae, embora ame Momo mais que tudo ele prefere vê-la feliz com outro que sofrendo com ele.


A história e muito divertida, ainda que contenha algumas coisas pesadas. No mangá, o aspecto sexual é muito discutido enquanto que parece que no anime a situação é meio que suavizada, não sei por que.... De qualquer forma vale a pena ver as armações de Sae para cima de Momo e como, com a ajuda de Kairi, Momo consegue superá-las.


O designer dos personagens no anime ficou meio que parecido com “Três espiãs demais” e pelas cenas da abertura dá para pensar que a história se baseia em roupinhas e penteados femininos. O mangá era muito mais sério e muito mais cativante, mas fazer o quê... Provavelmente, os produtores do anime devem estar lucrando mais ao fazer o anime assim.


Para mim, a música não foi das melhores... Eu esperava algo mais intenso, mas fazer o quê nê...?



Sakura Kiss
(Anime Forces- beNJames)
Beije, beije, se apaixone
Eu reparei que
Estou sempre perto de você
Mas o que é odiar? Gostar?
Ou só uma paranóia?
Quando posso te ver
Meus sentimentos claramente
Senhorita ou anfitrião
A razão pela qual
As pessoas se apaixonam
É diferente em cada um, mas...
Talvez você seja meu amor!
Quero te ver agora
E dar a você, uma pessoa doce,
Um beijo de flor de cerejeira
Se seu coração quiser
Terá um amor romântico!
Mais importante que o futuro
É o presente.
O prazeroso amor de primavera é
A simpatia do florescer das rosas
Talvez você seja o meu amor



Ouran High Scholl Host Club é um shoujo lindo. Bom, talvez lindo não seja bem a palavra correta. Na verdade, Host Clube é divertidíssimo. É um anime que conta a história de Fujioka Haruhi, estudante bolsista de um colégio extremamente rico, que, um dia, ao procurar um lugar tranqüilo para estudar acaba entrando na terceira sala de música e encontrando lá o Clube de Anfitriões de Ouran. Por descuido, Haruhi acaba quebrando um vaso que custava nada menos que 8 milhões de yenes. Para pagar sua divida, Haruhi acaba trabalhando como cachorrinho do clube. Isso até o presidente do clube, Suou Tamaki, descobrir que Haruhi tinha uma boa aparência e dar-lhe a função de membro do clube. No decorrer da trama, o clube de anfitriões descobre que Haruhi é, na verdade, uma garota, mas mesmo assim eles decidem mantê-la como membro sem revelar seu sexo para que assim ela possa saudar a divida e, mais importante que tudo, preencher os vazios em suas vidas.



Anime repleto de momentos hilários. Tamaki (O anfitrião tipo príncipe) é com certeza um dos personagens mais cômicos da série ao lado dos irmãos Hitachiin (anfitriões tipo diabinhos), Kaoru e Hikaru. O vice presidente, Ootori Kyouya (tipo indiferente), é o contador do clube e é aquele que mantém, ou tenta manter, os pés do presidente no chão_tarefa difícil, muito difícil..._. Os veteranos Morinozuka Takashi, Mori Sempai (anfitrião tipo selvagem) e Haninozuka Mitsukuni, Honey Sempai (anfitrião tipo lolito) são muito, muito fofos...

A história gira em torno da única garota do clube, Haruhi, e do relacionamento dela com os outros membros, ainda que alguns episódios tratem de como cada membro conheceu e foi recrutado pelo presidente Tamaki.

A música de abertura tem tudo haver com todo o clima da série, pois é obvio que Haruhi se sente atraída por Tamaki e o presidente, embora a chame de “filha,” está louco de amores por ela.





Tell Me Why
(anbr- hitokiri_battousai)

Não sinta vergonha quanto ao seu aspecto
O destino muda o ditado.
Até mesmo sua mãe irá lhe mostrar outro caminho.
Então, coloque seus óculos escuros.
Nada estará errado
Sem responsabilidade, sem reputação
Só depende de você
As primeiras palavras devem ser encontradas
Não importa o que te impeça
Eu... Posso entender

Me diga o que...
Me diga o que...
Me diga o que você quer.
Eu não sei...
Eu não sei...
Eu não sei por que você tem medo.
Me diga o que...
Me diga o que...
Me diga o que você disse.
Eu não sei por que...
Eu não sei por que...
Tarde demais...
É tarde demais.

Berserk é um anime do tipo que eu chamo de inclassificável. Não se pode dizer que é um shounen ou shoujo, mas também não é josei ou senen. Que ele é um épico com elementos de drama, ação, mistério e fantasia, todo mundo sabe. Difícil é dizer o que ele é em termos gerais... De qualquer forma, Berserk é um dos melhores animes que já vi e um dos melhores mangás que já li.



A hsitória de Berserk no mangá começa com Gatts, o cavaleiro negro, em busca de vingança contra Femto, um membro da “mão de Deus”. Gatts é um humano com uma força incomum e um ódio desmedido contra demônios. Na verdade Gatts tem uma marca que o atormenta sempre. Ele foi marcado como sacrifício daquele que já foi mais que um amigo para ele. Hoje seu único propósito é encontrar e destruir Femto, mas ele não se importa em matar alguns demônios enquanto segue seu caminho de vingança. Lá pelo volume 04 ou 05, não sei ao certo, ocorre um flashback que mostra como Gatts e aquele que hoje é Femto se conheceram e como cada um se tornou o que é. No anime, o começo é parecido. O primeiro episódio deveria ser o último, mas não encerra a série. Dos 26 episódios, 25 falam do passado de Gatts ao lado do Bando do Falcão. A história é um tanto pesada, pois trata descaradamente sobre estupro e pedofilia, mas nada é de graça. Cada cena, cada tema tratado tem sua razão de ser. Um anime fantástico, mas não gostei muito da letra da canção de abertura. Em compensação “Forces”, tema da série, é um show. A canção intitulada como “Gatts”, embora não tenha letra é ótima.


Shell
(Kurai-ken- Roy_Mustang)

Parece que vou desaparecer
Assim que fechar os meus olhos
Apenas continuei contando
Todos os muitos traços da solidão
Que joguei fora
Neta hora que parece tão seca
Meu coração está se afogando e padecendo
Essas mentiras que me deixam tonto
Serão quebradas em pedaços
E o lugar em que eu me perco
É um mundo escuro e confuso


Witch Hunter Robin não é o meu anime favorito. Para falar a verdade eu o acho fraco para anime de suspense, mistério, sobrenatural...Os personagens em geral são fracos. Fora Amon e Dojima, todos os outros são exatamente o que parecem ser. A protagonista, Robin, é uma personagem, na minha opnião, sem brilho. Não que eu goste de heroínas do tipo de Aihara Kotoko, mas a Robin é sem sal demais.


O anime fala de uma organização chamada STN-J que caça Witches. Isso mesmo, a velha caça às bruxas... No mundo atual, as pessoas não acreditam que witches possam existir de verdade, por isso, algumas dessas pessoas que nasceram com dons especiais o uso em proveito próprio. Por esse motivo os Hunters da STN_J os caçam. Para anular os poderes desses Witches, os hunters utilizam o orbo, uma estranha substância que parece reagir diretamente aos poderes witch.


A história começa de fato com a chegada de Sena Robin para substituir um membro morto da STN-J. Ela é uma poderosa Hunter que veio da Central em Roma. De cara todos percebem que as habilidades da garota estão mais para os poderes de um witch que para um Hunter e ela acaba se tornando parceira de Amon, que a trata meio que friamente. No decorrer das caçadas, Robin vai percebendo que não existe muitas diferenças entre ela, uma Hunter, e os witches.


Os acontecimentos que se seguem são bem previsíveis. Que pena... Mas a música de abertura é muito boa. A letra e as cenas são maravilhosas e consolam o enredo óbvio da trama.



Eu poderia chegar à conclusão de que quanto mais boba a história mais fraca e a canção de abertura, mas Berserk é realmente intrigante e maduro, mas a canção não é lá grandes coisas... Ou seja, às vezes os produtores acertam na abertura, outras vezes não.



Então é isso aí. Berserk você deve encontrar em quase todos os sites especializados, mas também no Fansub annbr. Ouran High Schol Host Club também é facilmente encontrado tanto em sites como no fansuber que traduziu, Anime Forces. Na verdade, esse você encontra até no Yaoi Extreme.Peach Girrl, eu só encontrei no AnimeHouse. Itazura na Kiss e Weiss Kreuz Kapitel está em quase todos. Quanto o Weiss kreuz Glühen, ainda não achei em nenhum lugar. O TNT o tem como projeto em andamento, mas isso há tanto tempo que acho que já andou para trás...